sexta-feira, fevereiro 20, 2009

No deserto


"O coração pode fazer planos, mas a resposta certa vem de Deus." (Prov. 16:1)

Cada um de nós busca, à sua maneira, resolver situações difíceis e, na sua individualidade enxerga, de modo diferente, seus momentos ruins.

Todos nós, sem exceção, já passamos por um "deserto", uma "solidão" ou "um caminho de dor".

Na vida cristã, todas as pessoas que estão vivendo um momento difícil não estão sozinhas. A maioria dos que já passaram pelo deserto afirmam que foi nessa fase que adquiriram maturidade cristã e maior intimidade com Deus, devido as constantes orações e meditações na Sua Palavra. Os cristãos que já passaram por albuma provação admitem terem vivenciado, nesse período, a consolação do Espírito Santo de Deus.

Deus sempre levanta uma pessoa através de outra. Ele usa quem já passou pelo deserto para, através da sua experiência de dor e sofrimento poder ajudar quem precisa se reerguer. Essas pessoas que já passaram por duras provas podem auxiliar os que sofrem e ajudá-los a seguir em frente com fé e esperança.

A palavra de Deus alimenta o espírito e alegra a alma. "Deus é o nosso refúgio, socorro bem presente na angústia". (Sal. 46:1)

Desertos, vales, cavernas, são lugares onde muitos se encontram e, na linguagem figurada significa: problemas, angústias, tristezas, projetos inacabados, sonhos não realizados, castelos desfeitos, enfim, vitórias não alcançadas. Quando estamos nessas situações buscamos encontrar o vale, onde existe a planície verdejante, rios de águas cristalinas, o frescor da brisa que refresca e a paz que tranqüiliza e ampara a alma.

Nenhum coração anelante e quebrantado se perde no vácuo. Despertará ele sempre um eco no infinito coração amigo de Deus, que pulsa atrás da cortina da nossa incredulidade, ansioso por descerrar o véu separador a fim de enriquecer-nos a vida. O sentimento dessa presença tão divina, altiva e soberana nos faz sentir paz, até mesmo na guerra, e confiança no futuro.

Deus é o nosso refúgio! Ele é soberano.

Raquel Lacerda

Nenhum comentário: