sexta-feira, dezembro 07, 2007

P a l a v r a s . . .


Em nosso relacionamento diário, servimo-nos, principalmente, de palavras no trato com as pessoas. São elas que nos aproximam ou afastam, mas será que existe um critério para falarmos adequadamente? De que maneira as palavras podem influenciar nas atitudes das pessoas?
Uma emissora de TV promoveu uma gincana onde foram escolhidos vários participantes. A disputa propunha tarefas eliminatórias e, toda semana uma pessoa era eliminada. No final, perguntaram à vencedora “do que ela mais sentiu falta durante a gincana", por ter sido realizada num lugar distante de tudo e de todos.
A participante respondeu: "-Foi das pessoas e do meu celular".
Faltou-lhe o contato com as pessoas: familiares ou os amigos.
Verdadeiramente, a distância gera sentimentos de solidão e saudade nas pessoas. Precisamos falar uns com os outros. Precisamos nos comunicar uns com os outros.
Refletindo um pouco sobre isso, será, que na convivência com as pessoas sabemos fazer uso adequado das palavras?
Todos sabem do processo da nossa comunicação: primeiro geramos o pensamento, que se manifesta nas palavras, que se convertem em atos e, conforme a maneira como nos expressamos oralmente, as conseqüências surgirão. Algumas vezes elas virão benéficas, outras vezes, tão desastrosas. É uma questão de "bom" ou "mau" efeito, depende da causa.
Controlar pensamentos, palavras e atos, adequadamente, é uma arte que precisa ser aprimorada na vida de cada um de nós. Sem isto não poderemos desenvolver o relacionamento, seja na maturidade ou, no bom entendimento entre as pessoas.
Ao passarmos pela "gincana da vida", que possamos também ser vencedores, mas quando formos questionados sobre aquilo que sentimos mais falta, saibamos responder: “das pessoas e da minha comunicação com elas”.
Oxalá, que sempre possamos ter a oportunidade de dirigirmos palavras sábias e de incentivo aos que delas precisam. Uma boa resposta para a Vida.

Raquel F. Lacerda

Nenhum comentário: