sábado, junho 26, 2010

Marcas que identificam o relacionamento cristão

“... Apeles, aprovado em Cristo... Aristóbulo, seus irmãos e filhos... Herodião, outro parente... Narciso e os irmãos em sua casa... Trifena e Trifosa, que trabalhavam para a igreja... Pérside que já muito trabalhou... Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe também... Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e aos irmãos... Filólogo, Júlia, Nereu e Olimpas e os irmãos que estão com eles..." (Rom. 16 v. 9-15)

A listagem de Paulo chega a 29 nove nomes no total, sem enumerar os "irmãos" citados.

- Quantos amigos nós temos em nossa vida cristã?

A maior parte deles está no nosso trabalho, na escola, até mesmo na vizinhança. Já com os amigos da igreja estamos apenas aos domingos e num dos cultos no meio da semana, enquanto que os demais estão conosco os sete dias da semana.

No âmbito social, pode ser bom para o relacionamento humano, mas não para a comunhão cristã. Se desejarmos consagrar nossas vidas a Deus e à igreja, precisamos nos relacionar mais com os irmãos em Cristo. Eles estão conosco nos mesmos propósitos e na mesma jornada como servos de Jesus Cristo.

Na lista de Paulo cada um deles tinha uma característica marcante. De algum modo aquela pessoa marcou a sua vida em determinado momento. No entanto, ressaltando o primeiro nome da lista: “... Apeles, aprovado em Cristo”.

Uma saudação marcante. Apeles seria, para o apóstolo, um servo de Deus "aprovado por Jesus Cristo". Com certeza deveria ser um servo fiel para merecer tal qualificação.

Peçamos ao Senhor a bênção de sermos distinguidos no ministério da vida cristã, não por nosso mérito, mas pelos méritos do Espírito Santo em nós.